Muitas são das dúvidas com relação às varizes e também existe muita informação falsa por aí. Por isso, hoje, vamos falar rapidamente sobre alguns mitos e verdades sobre este problema? Então vamos lá!
Musculação causa varizes
MITO. O sedentarismo é uma das principais causas das varizes e os exercícios físicos auxiliam na prevenção das mesmas, pois estimulam a circulação do sangue. Mas, se você sente os sintomas das varizes, agende uma consulta com um cirurgião vascular para que ele possa te auxiliar antes de iniciar suas práticas de atividades físicas.
Depilação causa varizes
MITO. As varizes são complicações internas. Por isso, uma ação como realizar uma depilação não pode implicar em problemas na circulação dos vasos.
Cremes amenizam as varizes
MITO. Para melhorar as varizes são necessários outros tratamentos. É necessário consultar um médico especialista para avaliar o melhor tratamento para cada caso. Não existem cremes e nem pomadas “milagrosas”.
Cruzar as pernas causa varizes
MITO. Em todo caso, se você tiver tendências hereditárias e permanecer muito tempo sentado ou em pé, o cruzamento das pernas ajudará a obstruir o fluxo sanguíneo.
Usar salto alto causa varizes
MITO. Não existem estudos que comprovem esta relação. Mas o uso diário de salto alto por um tempo prolongado pode dificultar o bombeamento do sangue nas pernas, facilitando o surgimento de sintomas como dor e queimação. Devido a isso, é importante alongar as panturrilhas antes e após usar salto, além de variar com saltos mais baixos durante a semana.
Meias elásticas melhoram a circulação das pernas
VERDADE. As meias elásticas contribuem para a melhora do retorno venoso.
Anticoncepcional causa varizes
VERDADE. O uso de qualquer medicação hormonal, como os anticoncepcionais, pode afetar a flexibilidade e a resistência do vaso à pressão.
As varizes podem ser um problema genético
VERDADE. Se seus pais têm varizes, existe uma chance maior de você também ter o problema.
Alimentação influencia na formação de varizes
VERDADE. Uma alimentação adequada e equilibrada ajuda na manutenção do peso adequado. Consequentemente, as chances do desenvolvimento de veias doentes nas pernas também diminui. Obesos possuem uma “carga extra” nas veias e estão mais predispostos a ter varizes.
Mulheres têm mais chances de ter varizes
VERDADE. Pesquisas indicam que mulheres tem duas a três vezes mais varizes que homens. Isso deve-se a questões hormonais. Mas, homens às vezes têm varizes encobertas por pelos e nem sequer notam.
Viagens longas aumentam o risco de trombose venosa
VERDADE. Trajetos longos de avião ou ônibus em que não há movimentos nas pernas dificultam que o sangue da perna retorne ao coração, dando condições para a formação de coágulos que podem causar trombose venosa profunda ou embolia pulmonar. Por isso, é sempre importante movimentar as pernas.
E aí, aprendeu um pouco mais sobre as varizes? Aproveitamos também para relembrar que nunca se deve tomar medicações por conta própria. Se você está lendo este artigo porque possui varizes, a única coisa a fazer é consultar um cirurgião vascular para que ele possa indicar um tratamento adequado para o seu caso.
Fonte: SBACV-RJ