É muito comum sentirmos dores nas pernas e, geralmente, sempre acreditamos que elas estão associadas apenas ao “cansaço” do dia a dia ou ao esforço físico após uma caminhada intensa, por exemplo. Porém, dores nas pernas podem ter causas muito variadas, pois nelas nós possuímos vasos sanguíneos, músculos, ossos, articulações, nervos, gordura, pele etc.
Como saber, então?
Como saber se a dor é de origem vascular? Geralmente, quando a dor é causada pela má circulação ocorre uma dor “em peso”, que pode piorar ao ficar muito tempo em pé e tende a melhorar ao colocar as pernas para cima. Se os pés e os tornozelos ficarem inchados e arroxeados, pode indicar uma dificuldade no retorno do sangue para o coração. Quando a dor é em cima de uma variz, com aumento da temperatura local e da vermelhidão, pode ser sinal de tromboflebite. Quando a dor e inchaço surgem de maneira súbita, pode ser uma trombose venosa profunda. Existem vários sintomas e causas possíveis.
O que fazer?
O ideal é sempre ir ao médico no caso de qualquer sintoma, para se buscar um correto diagnóstico e obter um tratamento adequado. Se você tem dores nas pernas e acredita que pode ser de origem vascular, marque uma consulta com um cirurgião vascular quanto antes e evite complicações.