Dores e desconforto
Uma das primeiras consequências são as dores e desconforto na região das pernas. Com o tempo, o volume de sangue parado na região torna os membros inferiores “pesados”, dificultando a realização de atividades cotidianas. Também pode ocorrer sensação de queimação.
Úlceras varicosas
Úlceras varicosas são feridas que ocorrem em decorrência da má circulação sanguínea nos membros inferiores. A maioria delas localiza-se nos pés e nas pernas. Devido ao aumento da pressão venosa, o sangue fica estagnado em uma região específica e, com a pele fragilizada, qualquer pequeno trauma pode resultar em uma lesão e evoluir para uma condição crônica (úlcera). É muito comum em pessoas que há anos possuem varizes e não realizam o tratamento adequado, mas também pode afetar sedentários, obesos, fumantes e pessoas que passam muito tempo em pé ou sentadas.
Dermatite ocre
A dermatite ocre, também chamada dermatite de estase, é uma doença inflamatória da pele caracterizada pelo aparecimento de diversas manchas de coloração marrom-amareladas, geralmente no tornozelo ou ao redor. A principal causa de seu aparecimento é a insuficiência venosa e está geralmente ligada às complicações de varizes não tratadas.
É importante saber que, antes da busca por tratamentos estéticos que visem a remoção da mancha, a causa da dermatite ocre deve ser tratada por um cirurgião vascular. Do contrário, pode ocorrer a volta da mancha e o agravamento da situação.
Trombose venosa profunda
A trombose venosa profunda (TVP) – ou simplesmente “trombose” – é formação de coágulos em veias, sobretudo dos membros inferiores. Com o passar do tempo, esses coágulos podem levar à obstrução do fluxo sanguíneo, acarretando sintomas como dor local, edema (inchaço), sensação de queimação, rigidez da musculatura e alterações de cor na pele da região afetada. Pode ser muito grave.
Se você tem varizes, procure imediatamente um cirurgião vascular para ele poder indicar um tratamento adequado. E não use cremes nem medicamentos por conta própria.