Saiba mais sobre o linfedema

O linfedema é um inchaço causado uma por uma obstrução do sistema linfático, e aparece geralmente no braço ou na perna, apesar de também poder acometer o rosto, pescoço, abdome e órgãos genitais. A doença provoca um acúmulo de líquido intersticial e alterações teciduais ocasionados por insuficiência da circulação linfática. O edema resultante apresenta características próprias que o diferencia de outras doenças.

Quais as causas?

As causas podem ser primárias, por problemas congênitos dos vasos linfáticos ou secundárias, quando oriundas de traumas ou lesões. Apesar de pouco falada, a doença acomete cerca de 15% da população mundial.

Como é feito o diagnóstico?

Geralmente o cirurgião vascular faz o diagnóstico clínico. Porém, quando o paciente tem outras comorbidades como obesidade ou insuficiência venosa, outros exames podem ser necessários.

Tem cura e tratamento?

Não é possível dizer que existe uma cura para o linfedema. Porém, existem tratamentos. Estes devem ser individualizados e de acordo com cada situação. Se realizado de modo adequado, a doença pode ficar controlada. É muito o importante o acompanhamento constante com um cirurgião vascular para controlar a doença de modo adequado.

Lipedema é a mesma coisa que linfedema?

Não. O lipedema é uma disfunção hereditária crônica da distribuição de gordura, caracterizada por um aumento do tecido adiposo subcutâneo nas coxas, nas pernas e nas ancas. A gordura obtida pelo lipedema não é perdida através de exercícios e dieta, dificultando sua eliminação.